14 de janeiro de 2014

Basilisco

Esse criptídeo foi uma sugestão de Ernani Souza.



O Basilisco é uma criatura mitológica cuja figura varia muito. A mais aceita é a de que é uma cobra gigante que pode chegar a três metros de comprimento e os machos possuem uma pluma vermelha e as fêmeas, uma coroa dourada. São seres tão maléficos que matam qualquer ser com apenas um olhar, e quando não podem matar alguém, fitam uma planta até a mesma secar, segundo Leonardo da Vinci. É carnívora podendo comer todo o tipo de animal, até seres humanos.

O Basilisco também é descrito como um híbrido de um dragão com um galo (ou com um humano, o que é mais raro). Diz-se que só pode ser morto caso veja o próprio reflexo, em que o olhar amarelo o matará.

Também é descrito como um lagarto gigante, com pernas e tudo. São inimigos mortais dos grifos.

Os basilicos são citados em muitas culturas, e mexe com a imaginação do povo. Um exemplo clássico é a presença do Basilisco em um livro da escritora J. K. Rowling que ninguém sabe que é Harry Potter onde ele é descrito como um ser que as aranhas fogem dele, e teme o canto do galo, por este ser fatal. No livro Animais Fantásticos e Onde Habitam da mesma autora, é dito que ele nasce quando um ovo de galinha é chocado por uma rã (WTF?) segundo o ofidioglota Herpo, o Sujo.



Já na obra de Michael Crichton, Devoradores de Mortos, que retrata a vida dos vikings, diz que se você enfiar uma espada em um Basilisco, seu veneno escorrerá até o braço, e caso queira permanecer vivo, melhor amputá-lo. Em Cavaleiros do Zodíaco o Basilisco é representado como uma ave, já que não existe a figura de serpentes no anime.

O Basilisco também é citado na Bíblia como podes ver:

“Não olhes para o vinho, quando se mostra louro, quando resplandesce no copo, e se escoa suavemente. No fim seu fim morderá como a cobra, e como o Basilisco picará.”
Provérbios 23:31-32


“Porque eis que envio entre vós serpentes e basiliscos, contra os quais não há encantamento, e vos morderão, diz o SENHOR.”
Jeremias 8:17


“Chocam ovos de basilicos e tecem teias de aranhas; aquele que comer dos ovos deles morrerá, e apertando-os, sai deles uma víbora.”
Isaías 59:5




Atualmente Basilisco é um nome dado a uma espécie de lagarto parente das iguanas e que vive na América do Sul e Central.

CRYPTOZOOLOGY IS OUTWORLD

2 comentários :

  1. Aceita parceria? http://assustad0r.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como não existem serpentes no anime CDZ?
    Sheena Amazona de Cobra, Argos de Medusa, Geist Amazona de Serpente Marinha, Ichi de Cobra, Albiero de Astaroth e uma porrada de outros!

    ResponderExcluir