7 de agosto de 2013

Mapinguari



Um dos temas mais comuns nesse tipo de literatura controversa é o que trata dos animais desconhecidos. Existe até uma “ciência” (ou pseudociência) que trata do assunto: a criptozoologia. Estamos acostumados a ouvir falar do monstro do lago Ness, do abominável homem das neves ou do pé-grande. Nosso representante mais proeminente nesta categoria é o lendário Mapinguari.

Segundo a lenda indígena seria um monstro com mais de dois metros, todo peludo que ataca as pessoas no meio da selva amazônica. Em algumas versões ele tem apenas um olho, em outras tem uma boca na barriga. O que importa é que existem vários relatos de encontro com o bicho. Em 1994 pelo menos cinco índios foram atacados por ele na aldeia de Esperança, município de Feijó, no Acre.



Embora possa parecer uma história de um parente do Pé-grande ou do Yeti, o Mapinguari é sempre descrito como não humanóide. O mais conhecido pesquisador da criatura, o biólogo David Oren, defende a tese de que o Mapinguari seja uma preguiça gigante, animal considerado extinto a pelo menos 10000 anos. Outros acreditam que seja uma espécie desconhecida de tamanduá gigante. E existe claro a teoria de que é tudo invenção dos índios e do povo que vive na floresta… Também há uma versão Argentina do Mapinguari, que viveria na Patagônia. Existe até uma pele encontrada por lá em 1895.



CRYPTOZOOLOGY IS OUTWORLD


Fonte: Ah Duvido

2 comentários :

  1. ~Giow

    Olá,sou o Giovanni do blog Creepy Time Brasil (http://creepytimebrasil.blogspot.com.br/)
    E gostaria de propor uma parceria,como não achei nenhum e-mail ou outro meio de contato vim pelos comentários c:,caso aceite o banner está no blog e caso queira se comunicar o e-mail é este:

    creppytime@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Troca de banners? Já adicionei o seu. O meu está na primeira página do meu blog.

    http://arquivomisterioso.blogspot.com

    ResponderExcluir