27 de fevereiro de 2013

Waheela

Essa postagem foi uma sugestão de um leitor do blog. Você também pode mandar a sua sugestão. Foi difícil achar informações desse bicho em sites brasileiros então tive que traduzir de dois blogs em inglês e está aí.



Waheela é um criptídeo que parece uma mistura de lobo com urso. Segundo relatos, ele vive no vale Nahanni, noroeste do Canadá

A lenda:
Durante a Corrida do Ouro, pessoas que visitavam o vale contavam histórias de caçadores e tesouros escondidos nas mais de 250 cavernas. Essas histórias contadas de maneira oral sustentavam uma lenda: Waheela. Esse animal tinha poderes sobrenaturais e era responsável por muitas mortes inexplicáveis na região. Era um animal colossal, podendo ficar a três pés acima dos ombros. Conta-se que ele é um ser racional como o ser humano, levantando uma hipótese de que nossos ancestrais não foram exatamente os macacos...

Na Criptozoologia:
Provavelmente Waheela é um animal que já entrou em extinção (ou não). É um mamífero da classe Therianthropa e tem uma vida igual ao dos ursos (incluindo a hibernação). Não é um animal social, anda sempre em pares e têm uma família de seis membros: a mãe, o pai, três filhos mais novos e uma filha mais velha. Provavelmente Waheela, se ainda existir, não irá resistir à invasão humana que está acontecendo na região.

Criptozoólogos buscam por Waheela. Acharam algumas pistas mas nada confirmado. Há duas versões de como seria o Waheela: 1) Seria um urso humanoide enorme; 2) A mais aceita: Seria uma espécie de lobo com urso.

Segundo o criptozoólogo Ivan Sanderson, ele se pareceria com a opção 2, como ele mesmo chama de Beardog (cão-urso). Ele acredita que Waheela já está extinto. Segundo ele também, esse animal não habitava somente a América do Norte como também Ásia, África e Europa (América do Sul não :-( ). Dizem que ele é um carnívoro, responsável por desaparecimento de muitas pessoas. Mas ele não estava extinto? Não no noroeste do Canadá. Ele também teria uma pelagem branca para poder se camuflar.

Criptozoologistas dizem que Waheela podem viver no Norte extremo do Alaska, já que lá é um ótimo hábitat de lobos brancos (Canis lúpus) e Waheela é quase um lobo.

Um caçador amigo de Ivan disse que encontrou um Waheela, mas ao atirar contra ele errou a bala. Aí a coisa ficou macabra: o Waheela ficou numa posição como se estivesse rezando e assumiu uma forma humana. Claro que o caçador não ficou no local. E é assim que eles se camuflagem, você não sabe se os Waheela podem estar perto de você.

O único Waheela conhecido é o logo de um Shopping em Manhattan chamado Istas.





CRYPTOZOOLOGY IS OUTWORLD


Referências (em inglês):
CFZ-Canada
Seanan McGuire

5 comentários :

  1. Gostei do post, Muito obrigado pela ateção :-)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a postagem... é uma pena que não há um consenso quanto à veracidade do waheela. gostaria muito que houvesse a confirmação da lenda e registro de imagens caso ele realmente exista.
    *Obs: O link que vc colocou para escutar u suposto som do waheela, só tem músicas.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria que procurasse a lenda do Yamagappa, uma criatura lendária do Japão. Não consigo encontrar nada a respeito, o que indica o pouco conhecimento das pessoas por essa lenda. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir